Efeitos do ajuste articular

Alguns dos resultados imediatos do ajustamento quiroprático ou manipulação articular, cientificamente comprovados:

1 – Efeitos sobre a função sensitiva e motora, estes são efeitos no sistema músculoesquelético, produzidos através de mudanças mecânicas em áreas do sistema nervoso central e periférico.

– Aumento da amplitude de movimento e redução concomitante da dor.

– Aumento do limiar e dor na pele (maior resistencia à dor quando um estimulo doloroso crescente é aplicado sobre a pele).

– Aumento do limiar de dor à pressão na musculatura paravertebral.

– Redução da tensão muscular e atividade elétrica da musculatura.

– Reflexos neurológicos consistentes e repetidos, nos músculos paravertebrais e dos membros.

2 – Efeitos sobre a função simpática – estes efeitos são produzidos através da ação sobre o sistema nervoso central e sistema nervoso autônomo. O sistema simpático, que é uma parte integrante do sistema nervoso autônomo, regula a função visceral, incluindo a atividade vasomotora e sudomotora. Algumas alterações são percebidas:

– Fluxo de sangue e temperatura da pele.

– Pressão sanguínea.

– Bioquímica do sangue. Os efeitos incluem um aumento na produção de melatonina (além de combater o estresse e os micróbios, melhorar a qualidade do sono, reduzir os riscos de enfartes, regular ritmos biológicos, a substância talvez proteja contra o câncer), maiores níveis plasmáticos de beta-endorfina (efeito analgésico potente), elevação da substância P e aumento da atividade metabólica de neutrófilos.

– Controle do diâmetro pupilar.

Ocorre o alívio da compressão crônica e irritação do nervo pela correção de anormalidades na mecânica das articulações. A disfunção articular pode comprimir ou irritar diretamente os nervos, especialmente na região em que os nervos saem da medula espinhal, a zona interpedicular, localizada já dentro da coluna vertebral, esta situação é agravada pela degeneração ou estenose – um estreitamento de ambos os espaços devido à crescimentos ósseos anormais.

Obtém-se muito bons resultados com pacientes portadores de dores nas costas devido à estenose central (redução do diâmetro do canal vertebral) ou lateral (redução do diâmetro do forâmen intervertebral).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s