Quiropraxia ajuda no tratamento da escoliose

A coluna vertebral apresenta curvaturas fisiológicas na vista de perfil. As curvaturas torácica e sacral chamadas cifoses, são côncavas anteriormente e estão presentes no nascimento, são referidas como curvaturas primárias. As curvaturas lombar e cervical, são as lordoses, côncavas posteriormente, desenvolvem-se a partir da sustentação do corpo na posição ereta, depois que a criança começa a sentar e a ficar de pé.

Quando o indivíduo é portador de curvaturas laterais (vista das costas) considera-se como uma disfunção, e quando este desvio lateral é maior do que dez graus (ângulo calculado pelo radiologista, pelo ortopedista ou por seu quiropraxista) então é denominado escoliose.

As causas da escoliose estão relacionadas com as mudanças na estrutura óssea, a maioria é idiopática, algumas congênitas, outras relacionadas aos problemas neuromusculares que afetam o tronco ou encurtamento de membro inferior, tumores, traumatismos ou ainda comprometimento da visão ou audição.

As escolioses podem ser divididas em escoliose funcional e estrutural. Na escoliose funcional existem desvios da coluna no qual testes de flexibilidade mostram que a coluna é flexível a ponto de retomar sua forma fisiológica. Geralmente estas são por hábitos adquiridos, e podem ser fortemente beneficiadas pelo tratamento quiroprático que favorecerá o realinhamento do edifício vertebral.

As escolioses estruturais costumam evoluir com alterações rápidas. Nestes casos os testes de flexibilidade indicam que a coluna não pode mais ser reduzida à sua condição fisiológica. Precisamos estar atentos com o desenvolvimento destas curvaturas, e quando há o diagnóstico de escoliose estrutural se faz necessário acompanhar a evolução com exames de imagem rotineiros.

Os ajustes quiropráticos poderão ajudar trazendo mais estabilidade e mobilidade, além de prevenir ou limitar a escoliose, amenizar e prevenir a dor e a incapacidade antes que elas progridam. Os ajustes terão efeitos reflexivos no sistema nervoso, que poderá influenciar várias condições e a saúde em geral, não apenas a queixa primária do paciente.

Anúncios