Dúvidas frequentes

Quem deve procurar um quiropraxista?

Indicado para todas as pessoas, independente de queixas, pois além de tratamento em condições agudas e crônicas também é um cuidado preventivo!

As principais condições tratadas são:

  • Dores e desvios na coluna vertebral
  • Dores e tensões musculares
  • Dores articulares
  • Restrições de movimento
  • Hérnia de disco
  • Manutenção do bem estar
  • Otimização da saúde

Como é o tratamento?

Proposto após uma entrevista e exame clínico, consiste em duas fases integradas:

  • Terapia manual e métodos físicos
  • Exercícios para reabilitação (se necessário) e orientação.

Como é a terapia manual?

O ajustamento quiroprático ou manipulação articular é um movimento rápido e preciso que utiliza técnicas especiais que procuram localizar e dissipar áreas de tensão muscular, e alongar a musculatura encurtada. Após o ajustamento, é comum você sentir diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.

As alterações posturais são a causa e consequência de dores. Após avaliar cuidadosamente a postura do paciente, o quiropraxista orienta sobre como obter e manter uma boa postura.

O que são métodos físicos?

Compressas frias, quentes e outras modalidades tem um rápido efeito no alívio da dor, o que por vezes é associado e permite iniciar mais rápido a realização das manobras para o ajuste e os exercícios.

Qual o objetivo dos exercícios?

Permanecer em atividade é uma orientação importante para pessoas com dores músculo-esquelética. Para isto, são ensinados exercícios para estabilizar e fortalecer as áreas afetadas e alongamentos para aumentar a flexibilidade, diminuindo assim a tensão muscular.

Quanto tempo dura o tratamento?

Inicialmente os pacientes são tratados de uma até cinco vezes por semana, reduzindo a frequência conforme o corpo assimila os estímulos e se mantem na nova posição, novo padrão.

Quais são os riscos?

Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados por quiropraxistas tem indicações e contraindicações precisas. Quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos. Por isso ao procurar um quiropraxista, certifique-se de que ele possui uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.

O que é a Quiropraxia?

É uma profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas alterações sobre a saúde. O tratamento inclui diversos tipos de terapias manuais, em especial manobras de manipulação e ajustamento articular.

Como surgiu a Quiropraxia?

Em 1895, nos Estados Unidos, Daniel David Palmer começou a tratar pessoas através de manobras manuais, dando à profissão seu nome atual.

Como é a formação de um quiropraxista?

A Quiropraxia é um curso universitário com 4200 horas, duração superior a quatro anos. O currículo engloba extensa educação em ciências, métodos diagnósticos, terapêuticos e prática clínica.

Como é a Quiropraxia internacionalmente?

Nos países onde é oficialmente reconhecida, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e outros da comunidade europeia, a Quiropraxia é integrada aos sistemas nacionais de saúde. A Federação Mundial de Quiropraxia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, representa a profissão internacionalmente.

E no Brasil?

No Brasil, a profissão é representada pela Associação Brasileira de Quiropraxia, há 25 anos, reconhecida pela Federação Mundial. Há dois cursos em nível superior no Brasil: Universidade Resvale, em Novo Hamburgo, e a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Os cursos tiveram início no ano de 2000 e em ambos os casos, as universidades brasileiras associaram-se às faculdades de Quiropraxia norte americanas. Em abril de 2000 a Feevale graduou a primeira turma de quiropraxista brasileiros, formados através de um curso de pós-graduação com 1500hs, de acordo com as diretrizes internacionais para ensino e segurança, oferecido a profissionais da área da saúde, que então formaram o primeiro corpo docente das faculdades brasileiras.

Gostaria de perguntar algo? Escreva para ola@colunaviva.com.br

Anúncios