QUIROPRAXIA

Aline Müller ABQ 0117

quiro02A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.

Quiropraxistas são os profissionais melhor habilitados para diagnosticar e remover o complexo de subluxação (cid M99.1), que é um deslocamento, na maioria das vezes milimétrico, entre as superfícies que se articulam. A subluxação pode originar desconfortos, desvios posturais, protusões discais, hérnias de disco, entre vários outros sinais e sintomas.

O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, através de orientações, ajustes específicos, liberações miofasciais e alguns exercícios simples para a manutenção do bem estar.

A especialização em Quiropraxia, conforme as diretrizes internacionais, exige um mínimo de 1500 horas. A graduação, que confere o grau de Bacharel em Quiropraxia para Aline Müller, tem 4200 horas. Curso que só é oferecido na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul e na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo/ SP. Ambos os cursos são reconhecidos e regulamentados pelo MEC.

A profissão de Quiropraxista, desde janeiro de 2013, consta no Código Brasileiro de Ocupações (CBO). A inclusão do Bacharel em Quiropraxia na CBO não é a regulamentação da profissão por Lei, mas, certamente é mais um importante marco que impulsiona a estruturação da quiropraxia no país, rumo à sua regulamentação.

Agendar Atendimento

 

Anúncios